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Esse texto é especial para quem quer pedalar longas distâncias e ir cada vez mais longe com a sua bicicleta. Pedalar no dia a dia e em curtas distâncias é bem diferente de pedalar 100 km, 200 km, e até 400 km. Qualquer ciclista que curte o esporte e já pedala a um bom tempo, tem o desejo de superar os seus quilômetros. Mas é necessário muito preparo e dedicação.

Longos percursos de bicicleta podem não ser tão frequentes por vários motivos. Obviamente, pelo cansaço. Outro motivo é por tomar um tempo muito grande. E outro fator é a companhia. Não é sempre que você está afim de pedalar tanto tempo e tão longe sozinho e achar uma companhia pode ser um desafio. Por essas razões, que percursos longos de bicicleta são tão especiais e tão esperadas pelos ciclistas.

Dicas para pedalar longas distâncias

Hidratação

Um dos fatores mais importantes na hora de pedalar qualquer distância, é a hidratação. O ideal é que a cada 15 ou 20 minutos, você tome um golinho de água. Não espere ter sede. Em pedaladas de longa duração (acima de 2 horas), é legal ter um isotônico também, que, além de hidratar, repõe sais minerais e tem carboidratos para manter a energia.

Alimentação

A alimentação muda e bastante em curtas e longas pedaladas. No mínimo 30 minutos antes de sair para pedalar, se alimente bem, apenas o suficiente, para não ficar pesado.  Durante o caminho, o ideal é comer em curtos espaços de tempo e ter momentos com refeições mais completas. Levar barrinhas de cereais e saches de gel de carboidrato para as pequenas refeições e para o “banquete” sanduíches, frutas e afins. Se estiver em algum local com comércio, uma parada na padaria ou lanchonete pode ser uma boa também.

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Assim como a hidratação, você deve manter uma ingestão de carboidratos para ter energia durante todo o percurso. O grande erro é só comer quando ficar com fome. Fazendo isso, vai chegar uma hora que você vai se sentir fraco e não vai se manter na pedalada. Coma de hora em hora para evitar o desgaste físico e a sensação de insaciedade.

Roupas confortáveis

Já imaginou pedalar 3, 4, 5 horas com uma roupa desconfortável, que machuca ou incomoda? Não dá né? Então, preste muita atenção desde a sua roupa de baixo até os acessórios que você irá usar. O ideal é usar roupas especializadas para ciclistas com proteção solar e com tecidos resistentes para não rasgar tão fácil, mas que possuem uma fácil transpiração e auxiliam para manter o ciclista seco. Use peças como segunda pele, Skin fit, bermudas, bretelles ou até calças coladinhas e com forro, selim confortável, e específico para grandes pedaladas e cicloturismo.

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Alguns itens de segurança são indispensáveis, como capacete, luvas e manguitos. Já mochilas, pochete ou mochila de hidratação não precisam ser usadas. Ao longo das horas, o pequeno peso vira um verdadeiro fardo a ser carregado, e a lombar, que já é exigida por posições mais agressivas de pedalada, vai doer. Existem acessórios específicos que são colocados nas bicicletas, onde você pode guardar tudo que precisa. Costas livres!

Protetor Solar e Repelente

O protetor solar é indispensável em qualquer pedalada ao ar livre. Opte por roupas especializadas, pois, em geral, as roupas de ciclismo já possuem proteção para os raios do sol. Mas o protetor solar é fundamental para as áreas que ficam diretamente exposta ao sol.

Dependendo do lugar onde você vai pedalar, é importante também levar um repelente para evitar os ataques de mosquitos. Leve esses produtos com você e não se esqueça de repassá-los de tempos em tempos.

Nunca se esqueça de levar um documento com foto e um número anotado para emergências. Para fazer longas pedaladas, é preciso ter um mínimo de preparo e experiência. Comece com distâncias menores, mantenha regularidade, e se animar, escolha um dia para esticar um pouco mais longe.

Após o pedal, mantenha a boa alimentação, e é claro, descanse. No caso de pedaladas longas, alguns desses pequenos detalhes podem fazer a diferença entre chegar bem, chegar cansado, ou voltar empurrando.