Escolha uma Página

Alerta de tendência mundial: ir trabalhar de bicicleta. Na grandes capitais, a cada dia, são mais visíveis os avanços em ciclovias e incentivos para que as pessoas passam a utilizar a bicicleta no seu dia a dia. Os ganhos são muitos tanto para as cidades quanto para as pessoas ao utilizar este meio de transporte. Mas qual é o modelo ideal de bicicleta para ir trabalhar?

A indústria das bicicletas evoluiu bastante nos últimos anos e criou-se tipos e modelos específicos de bicicletas para cada finalidade de uso. Para ir trabalhar, existem as chamadas “commuter bikes” ou bicicletas urbanas. Elas são as ideais, pois foram criadas pensando na mobilidade urbana e possuem toda a geometria voltada para isto. São bicicletas que parecem mountain bikes, mas possuem o mesmo tamanho de roda de uma bicicleta speed só que com pneus um pouco mais largos.

O tamanho das rodas e o tipo de pneu é o que influencia na hora de um bom rendimento andando no asfalto. Pneus mais largos deixam a bike mais confortável para passar por buracos e irregularidades da pista. Porém, prefira os lisos. Pneus com cravos geram muito atrito no asfalto. Vale a pena contar também com um amortecedor. A suspensão dianteira ajuda a subir e descer calçadas e diminui o impacto causado no corpo por buracos e imperfeições do terreno.

O guidão mais alto garante uma postura ereta, que ajuda a enxergar melhor o trajeto e os obstáculos. Ele deve ser escolhido segundo a largura dos ombros. É importante estar em uma posição mais elevada de pedalar, deixam ainda mais confortável, fácil de manobrar e dão uma visibilidade melhor da rua e do que acontece ao redor.

As bicicletas urbanas podem custar um pouco mais caro que uma mountain bike ou uma bicicleta de passeio convencional por conta das especificidades citadas. Comprar uma mountain bike também pode ser uma opção. Ela é uma bicicleta confortável de pedalar, estável, fácil de manobrar, resistente a todo tipo de terreno e pode ser adaptada para se tornar uma bicicleta urbana, só trocar os pneus. A MTB é uma boa escolha porque você também pode começar a utilizar a bicicleta como esporte nos finais de semana, como fazer trilhas.

Curtiu andar de bicicleta?

Tá precisando de roupas especializadas? Não deixe de conhecer nossos produtos e escolha seus preferidos.

Outra opção são as bicicletas dobráveis, ideais para quem possui um trajeto curto e não tem muito lugar para guardar a bike em casa e no trabalho. Elas são bem práticas, cabem em qualquer porta-malas, embaixo da mesa ou no cantinho da sala. O problema é que possuem um desempenho razoável em asfaltos lisos e, por conta das rodas menores, podem ser mais desconfortáveis do que uma bike normal em ruas esburacadas.

E para aqueles que querem chegar com pouco esforço e sem suar no trabalho, podem escolher a bicicleta elétrica. São diversos os tipos modelos, potência e formas de acionamento do motor (pedal assistido, acelerador no guidão…). As desvantagens são o peso e o preço. As bicicletas elétricas são muito pesadas, o que dificulta na hora de carregar e subir escadas. O preço elevado em relação aos demais tipos citados também é um problema, mas elas promovem um conforto superior que pode valer a pena.

Na realidade, qualquer bicicleta vai te levar para o trabalho. O que vai depender são as finalidades que você precisa, a distância que você irá percorrer e o orçamento disponível. Independente da bicicleta, é sempre bom tomar cuidado com a sua segurança. Compre um bom capacete, luvas e todos os outros itens de segurança. Não esqueça também dos itens obrigatórios, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Comprar uma boa bicicleta e bons acessórios não são um gasto, é um investimento – saudável e sustentável. Para melhorar ainda mais a sua experiência, procure sempre por especialistas. Procure lojas especializadas com atendentes que também pedalam, que têm conhecimento sobre todos os aspectos que envolvem o uso da bicicleta. Um atendimento diferenciado irá orientar a compra conforme as suas necessidades. Lojas e oficinas conhecidas pela qualidade e pela paixão pela bicicleta, são garantia de bom atendimento.

Em breve nossa Loja Virtual!

Está precisando de roupas e acessórios para ciclistas? Temos várias opções especializadas e, em breve, teremos uma loja virtual.

Mesmo que a bicicleta seja para te levar ao trabalho, é importante usar roupas apropriadas. A primeira questão é usar roupas que te deixam visível no trânsito. Outro ponto é que, mesmo ao andar devagar, é normal transpirar um pouco. Então opte por roupas possuem uma fácil transpiração e auxiliam para te manter seco. Estando ao ar livre, a possibilidade de se sujar é maior. Por isso, é ideal usar uma roupa de ciclismo e trocar de roupa quando chegar ao trabalho.

Cobre da sua empresa um lugar específico para guardar a bicicleta, um ambiente adequado para trocar de roupa e até mesmo um chuveiro. Convença outros colegas a também irem de bicicleta trabalhar, assim fica mais fácil da empresa aceitar a sugestão. Passar a ideia adiante é muito importante. Você estará tirando mais carros das ruas, auxiliando outras pessoas a despertarem para o uso da bicicleta e isso só enriquecerá ainda mais a sua qualidade de vida.