Escolha uma Página

A bicicleta tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas. Além de ser uma ótima opção de mobilidade, pedalar também traz benefícios para o corpo e a mente. Muitos ciclistas estão saindo das ruas e se aventurando em trilhas. A modalidade de mountain bike vem conquistando novos adeptos. O grande número de participantes nas competições nacionais de MTB nos últimos anos prova o sucesso da modalidade.

As mountain bikes são feitas para pedalar fora de estrada, seja pela aventura, diversão ou competição. Entre as suas características estão os pneus para lama largos, para maior tração em terrenos variáveis, mas há muitos modelos diferentes no mercado. A maioria é projetada para ser versátil e ter um bom desempenho numa grande variedade de trilhas.

Da suspensão ao design do quadro, encontrar a bike certa é algo muito pessoal. Depende de onde você pretende pedalar e do tipo de ciclismo que quer fazer. É importante determinar qual estilo de bicicleta se adapta melhor com as suas metas. Se o seu foco é pedalar em trilha, a segurança e o conforto precisam ser prioridades. Uma suspensão resistente para amortecer os impactos, uma relação de marchas confiável e um bom conjunto de componentes fazem toda a diferença.

A bicicleta ideal para trilhas é uma bicicleta mountain bike, com pelo menos 21 marchas, com pneus de cravos, revisada e em perfeitas condições de uso. Um dos equipamentos mais importantes para a segurança do ciclista são os freios. O ideal são os freios a disco hidráulico, especialmente para quem está começando a pedalar na terra.

Já escolheu a sua bicicleta?

Agora escolha suas roupas e acessórios. Não deixe de conhecer nossos produtos e escolha seus preferidos.

Os freios hidráulicos oferecem uma precisão muito maior de frenagem. Freios a disco Mecânicos, que possuem muita potência de frenagem e pouca precisão, com a falta de aderência em terrenos de terra ou cascalho, fazem com que a roda fique travada o tempo todo e o risco de cair aumenta bastante. Para pedalar em uma trilha também é ideal que a bicicleta esteja bem leve, sem pesos desnecessários. O guidão também não deve ter muitas coisas. O ideal é ele ser mais comprido para dar mais controle e estabilidade.

Outra dica legal é na questão do aro dos pneus. Rodas maiores passam mais fácil por cima dos obstáculos e oferecem uma maior estabilidade. Para quem está começando é essencial, já que ter mais segurança ajuda muito na evolução no esporte. Rodas menores pedem mais habilidade na hora de desviar de pedras e outros obstáculos, aumentando um pouco mais a dificuldade. Os pneus precisam ter uma pressão mais baixa, para ter mais aderência e com isso mais controle sobre a bicicleta.

Sobre a suspensão, quanto melhor ela ser, mais fácil e melhor será para a prática do mountain bike. Mas suspensões melhores costumam ser caras. Se você está começando, existem bicicletas com suspensão de mola com trava que servem perfeitamente. Esse tipo não costuma ir bem em trilhas com obstáculos maiores. Se você gostar do esporte e decidir investir de verdade, possivelmente terá que trocar a suspensão.

Outro fator importante é a roupa correta para a modalidade. Para fazer trilhas, o ideal é usar roupas com proteção solar e com tecidos resistentes para não rasgar tão fácil, mas que possuem uma fácil transpiração e auxiliam para manter o ciclista seco. As roupas também precisam ser confortáveis e versátil. Alguns itens de segurança também precisam ser usados, como capacete, luvas, caneleiras e protetores para os braços.

Caso você seja iniciante no assunto das mountain bikes, o legal é ir até uma loja especializada que tenha funcionários com conhecimento e que possam orientar sobre a escolha. Diversas considerações devem ser levadas em conta, desde o tamanho do quadro e a geometria da bicicleta até as diferenças entre os componentes.

Em breve nossa Loja Virtual!

Está precisando de roupas e acessórios para realizar suas trilhas? Temos várias opções especializadas para ciclistas e, em breve, teremos uma loja virtual.

Todos os detalhes que envolvem a escolha da melhor bicicleta são importantes. A escolha errada pode fazer com que aquilo que parece ser perfeito para a sua saúde se torne um vilão. Um posicionamento errado pode resultar em lesões graves para a prática da atividade e você não terá o rendimento esperado.