Escolha uma Página

Se você sempre quis conhecer a Europa, saiba que há uma região no Brasil que é conhecida por ser um pedacinho do velho continente. A herança cultural dos colonizadores europeus, inicialmente alemã, seguida da italiana, é a grande marca dessa região catarinense. O Vale Europeu é marcado por muitas tradições da Alemanha e da Itália, as mais perceptíveis são a arquitetura típica, a culinária e a música. Mas a descendência das famílias é tão forte que há pessoas que mantêm até a cultura e a língua.

Pensando nisso, foi criado o Circuito do Vale Europeu, localizado no médio Vale do Itajaí, no centro norte do estado de Santa Catarina. O Circuito é composto por 9 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. O turismo tem disponível as melhores opções em gastronomia, hotelaria e lazer, em todos os meses do ano. Mas há muitos outros atrativos, como a receptividade das pessoas, o contato com a natureza, a história preservada, o capricho com as cidades e a atenção aos pequenos detalhes que tornam o clima ainda mais europeu.

O Circuito é dividido em vários estilos de roteiro, entre eles o Cicloturismo. A tradição no uso de bicicletas é mais uma herança dos colonizadores europeus, tendo grande receptividade na região. Essa herança deu origem ao primeiro circuito ciclístico intermunicipal do Brasil, o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, e se tornou referência e exemplo de organização para o Cicloturismo.

São 300 km de trajeto circular, com início e término na cidade de Timbó, a cerca de 30 km de Blumenau. É recomendado que o roteiro seja feito em sete dias de pedaladas e dormindo cada noite em um local e cidade diferentes, isso para poder distribuir bem a quantidade percorrida por dia sem se esforçar demais. Saindo de Timbó, o percurso passa pelas cidades de Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e, novamente, Timbó, com média de 50 km por dia.

Agende uma visita na Free Force

Estamos localizados na cidade de Pomerode que faz parte do Circuito do Vale Europeu. Dê uma olhada na nossa loja e veja o que temos aqui.

Mas você pode fazer o circuito da maneira que achar melhor. O caminho é todo sinalizado com placas e setas amarelas, por essa razão é considerado autoguiado, ou seja, pode ser feito guiando-se sozinho. O ciclista também recebe um guia com mapas, planilhas de orientação e todas as informações necessária para a viagem. Um passaporte é retirado no ato da inscrição e é carimbado nos hotéis e outros estabelecimentos turísticos para comprovar a passagem do ciclista. No final, o passaporte dá direito a um certificado de conclusão do circuito.

Todo o percurso foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando as vias secundárias, quase 100% de estradas de chão, mais tranquilas e com paisagens que envolvem cultura e natureza. Ele foi desenhado de modo a passar pelos melhores atrativos turísticos. A região possui belas paisagens e uma natureza bem preservada. Muitas áreas possuem Mata Atlântica ainda intocada. A presença de água também é destaque deste roteiro. Além de ter uma das maiores concentrações de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho. Por essa razão, a região também é conhecida como o Vale das Águas.

Para quem deseja fazer o Cicloturismo, segue algumas dicas para você aproveitar ainda mais. Por exemplo, a melhor época para se fazer o passeio é entre abril e maio, pois não é mais período de chuvas e a temperatura é amena, nem muito quente e nem tão frio. Mas Santa Catarina é um estado que chove o ano todo, então, leve uma capa de chuva, um anorak, segunda pele e outras coisas que protejam do frio e da chuva, por garantia.

Não se esqueça, também, de levar água e lanche, porém evite levar peso desnecessário e carregue a bagagem na bicicleta, evitando assim levar peso nas costas. Outra dica é realizar suas reservas nos hotéis e pousadas com antecedência e estudar bem o roteiro, analisando os mapa e planilha. As estradinhas do Circuito não tem ligação direta entre as cidades e é importante planejar bem o trajeto que você vai fazer.

Em breve nossa Loja Virtual

Está precisando de roupas e acessórios para o seu Cicloturismo no Vale Europeu? Temos várias opções especializadas para ciclista e,  em breve, teremos uma loja virtual para você fazer suas compras!

Para mais informações, entre em contato com a organização do Circuito do Vale Europeu pelo site www.circuitovaleeuropeu.com.br. Apenas acessando o site você já terá acesso a várias informações sobre o percurso, além de uma lista de lugares para comer e se hospedar e uma ideia de percurso, assim fica mais fácil planejar seu passeio.

No geral, o Vale Europeu dispensa comentários e, com certeza, te dará pedaladas dignas de uma nota 10. As estradas sinuosas, rios, cachoeiras, construções típicas e centenárias e a flora e fauna, junto com a hospitalidade do povo de cultura alemã e italiana, fazem desse Circuito uma lembrança inesquecível.