Escolha uma Página
Você já ouviu falar ou já viu uma Bikelância? Se você mora ou visita Balneário Camboriú, logo vai saber do que estamos falando. Isso porque Balneário será a primeira cidade do Brasil a contar com o sistema de bikelância, bicicletas que serão utilizadas pelos Bombeiros Voluntários no deslocamento para atendimento de vítimas. Elas devem começar a ser utilizadas em setembro, até lá os Bombeiros Voluntários estarão passando por treinamentos.

As bikelâncias são preparadas especialmente para realizar atendimento de emergências pré-hospitalar em qualquer lugar do município. Elas serão utilizadas durante as 24h do dia, durante toda a semana. Será feito um patrulhamento em duplas, onde cada bicicleta carregará materiais diferentes, atuando de maneira conjunta para prestar o atendimento emergencial básico. As bikelâncias também vão prestar apoio na fiscalização das ciclovias e questões de trânsito, apoio em eventos municipais e atendimento geral ao público para qualquer informação.

No verão, Balneário Camboriú recebe mais de um milhão de pessoas e o trânsito na cidade fica bem lento. As bicicletas farão total diferença na hora de atender as ocorrências. Mas isso requer muitas bikelâncias. Quanto mais bicicletas, mais rápido será o atendimento. Hoje a cidade conta com duas bikelâncias, mas a meta é alcançar a marca de 20 já para essa temporada, e um total de 50 bicicletas para o ano que vem.

E os nossos produtos, você já conhece?

Se você está precisando de roupas e acessórios para pedalar, nós temos várias opções especializadas para ciclistas. Em breve, teremos também nossa loja virtual para sua maior comodidade.
A ideia da bike socorrista teve como modelo um projeto já desenvolvido e com sucesso em Londres, e foi adaptado para a realidade de Balneário Camboriú. O sistema de saúde do Reino Unido (NHS) tem como objetivo atender 75% dos casos de emergência com a chegada das equipes de socorro em até oito minutos. As bicicletas ambulância, que começaram a ser utilizadas há mais de uma década, conseguem atender a meta em, surpreendentes, 98% dos casos.

O vídeo abaixo foi feito pelo canal esportivo ESPN, no ano de 2012, durante os Jogos da XXX Olimpíada Londres 2012. Na época, fazia oito anos que as bikelâncias estavam sendo usadas.

No Brasil, Balneário Camboriú é pioneira no serviço, mas, ao redor do mundo, muitas cidades já possuem as suas bikelâncias. A equipe do Departamento do Corpo de Bombeiros de Los Angeles é apenas uma de centenas de cidade grandes dos Estados Unidos que possuem bicicletas ambulância. Boston e Philadelphia também possuem o serviço, assim como as cidades pequenas de Cody, no Wyoming. Baltimore, Cambridge, Montreal, Portland também contam com a ajuda das ambulâncias sobre duas rodas.

As bikelâncias possuem equipes que conseguem atender emergências apesar de congestionamentos, multidões ou grandes áreas verdes, de maneira ainda mais ágil do que as ambulâncias convencionais. E quando se fala em vidas reais de pessoas reais, qualquer minuto a mais ou a menos pode fazer toda a diferença.