No mundo do pedal, uma das novas tendências que tem surpreendido com certeza é a bicicleta de bambu. A utilização da matéria prima na construção da bike tem se consolidado como bem mais do que apenas uma moda passageira, já que ela traz diversos benefícios quando comparada às versões de materiais mais tradicionais.

Como é uma bicicleta de bambu?

Uma bicicleta de bambu nada mais é do que uma bicicleta comum que utiliza como principal matéria prima o caule do bambu. Comumente as bicicletas de bambu têm seu quadro completamente construído à partir de cortes do bambu e as ferragens feitas em metal, mas existem também versões mistas, com partes do quadro construídas de bambu e metal.

A primeira patente registrada para uma bicicleta de bambu é da Inglaterra, no ano de 1984, pela empresa Bamboo Cycle Company (em português, Companhia da Bicicleta de Bambu) . Da data do registro até meados da década passada houveram múltiplas tentativas de comercialização em nível industrial, mas o produto não havia vingado até então.

Vantagens de uma bike de bambu

  • A bicicleta de bambu é mais leve que as bikes feitas de materiais tradicionais como o alumínio, o aço e a fibra de carbono, o que facilita muito o seu manejo e transporte.
  • Apesar do aspecto frágil, o bambu é um material espesso e que possui flexibilidade, o que confere a ele grande resistência contra choques e peso.
  • Por ser um material abundante na natureza, a produção de uma bicicleta de bambu é muito mais barata do que a tradicional. As bikes de bambu produzidas industrialmente, no entanto, passam por processos para dar acabamento e proteger o veículo das ações do tempo e do clima, como a laminação e envernização do material,  o que encarece o produto final.

A principal vantagem das bicicletas de bambu e o motivo pelo qual ela vem conquistando grande público recentemente é seu fator sustentabilidade. As características já citadas, como a qualidade e baixo custo aliadas à sua produção mais ecologicamente correta tornam esse tipo de bicicleta um produto muito sustentável.

Justamente por ser tão sustentável, a bicicleta de bambu já foi utilizada em projetos de cunho social, como o programa “Escolas de Bicicletas”, de São Paulo, que incentivava as crianças alunas do Centro Educacional Unificado (CEU), no Parque Anhanguera, a pedalarem de casa até a escola. O veículo de bambu também foi pivô na criação do Ghana Bamboo Bikes Initiative (Iniciativa das Bicicletas de Bambu de Gana), projeto ganense criado por Bernice Dapaah com o intuito de fornecer uma alternativa de transporte à trabalhadores, gerar empregos e melhorar as condições do solo local com plantações de bambu.

Pedalando com estilo

Além de todas as vantagens práticas da bicicleta de bambu, elas também conquistaram popularidade por serem estilosas com seu design moderno e despojado.

Se você quer pedalar com estilo, conforto e performance, não importa se é em uma bike de bambu ou uma tradicional, a Free Force tem as melhores roupas e acessórios para pedal. Visite a nosso site e conheça todas as nossas opções!