Blog

07/04/2016

PEDAL E SAÚDE - OS BENEFÍCIOS DA BICICLETA



Existem muitos motivos para uma pessoa entrar no mundo do ciclismo. Um dos maiores é a busca por melhorias na saúde, e a melhor parte disso é que não se trata apenas da saúde do corpo, mas também da sua saúde mental. Dizemos isso, pois o conceito de saúde e bicicleta não é apenas começar a pedalar e ficar com a forma física “perfeita”, mas sim deixar o seu corpo inteiramente regulado.

 

 

 

Saúde

Melhorar seu sistema cardiovascular, fugir de horas de stress no trânsito de todos os dias, diminuir o impacto nas suas articulações, perda de peso... não importa. Pedalar proporciona uma mudança na vida dos ciclistas e isso é visível em pouco tempo.

Abrir mão de apenas uma horinha do seu dia para praticar o esporte pode fazer uma diferença imensa na sua vida.

 

Os principais benefícios a longo prazo para sua saúde são:

10 minutos - Melhoras nas articulações

20 minutos - Reforço do sistema imunológico

30 minutos - Melhoras no sistema cardiovascular

40 minutos - Aumento da capacidade respiratória

50 minutos - Aceleração do metabolismo

60 minutos - Controle de peso, antiestresse e bem-estar geral

 

Os principais benefícios a longo prazo para sua saúde são:

- Combate estresse e depressão: Os batimentos cardíacos tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

- Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.

- Faz ser mais feliz e ter bom sono: Pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta ainda os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

- Reduz colesterol e triglicérides: Seu corpo passa a gerar energia consumindo gorduras e diminuir o colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

- Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

- Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

- Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

- Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

- Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

 

Saúde 2

Se você inserir o hábito de pedalar no seu dia a dia, os benefícios tornam-se muito mais evidentes. Claro, tudo deve ser dosado da maneira correta. Se você for uma pessoa com sobrepeso e hábitos sedentários, não deve sair competindo em provas ou pegando pedais com subidas pesadas. Vá com calma, comece aos poucos e pode ter certeza de que os resultados aparecerão eventualmente.

Voltar

Comentários

Evandro
Boas dicas do pedalar, regula o corpo inteiro então pedalar é o melhor remédio.

Deixe seu Comentário

Você + Free Force

Newsletter
Cadastre-se e receba novidades





FREE FORCE - Genuinamente Brasileira