Blog

27/05/2014

TRANSBIKES – Legislação, dicas e modelos para você escolher.



Qual é a melhor maneira de transportar uma bicicleta, você sabe? Há uma grande variedade de transbikes no mercado, porém cada uma se adapta a um tipo de necessidade diferente. Você sabe qual o modelo mais apropriado para o seu caso? Existem dois tipos de transbikes, os de teto e os traseiros. No caso dos de teto, são colocados de forma perpendicular e precisam de um rack, que se não vier de fábrica no carro, pode ser instalado na concessionária ou em alguma loja especializada, porém, é altamente aconselhável que o teto não seja perfurado para a instalação do rack. Existem até modelos fixados no teto através do sistema de ventosas, como demonstrado nesse vídeo:

 

Há também os transbikes traseiros, que podem ser instalados na caçamba de uma caminhonete, na tampa do porta malas do carro até no estepe que fica na tampa do porta malas.

LEGISLAÇÃO:

Existe uma legislação específica a respeito do transporte de bicicletas, com uma série de normas que devem ser respeitadas a fim de garantir a sua segurança e a de outras pessoas que trafegam na mesma via que você. A Resolução nº. 349/79 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que regulamenta o transporte de bicicletas na parte posterior externa e sobre o teto dos veículos de transporte de passageiros e misto. Ela determina que a bicicleta seja fixada à estrutura do veículo por dispositivo apropriado, de forma a não atentar contra a segurança do veículo e do trânsito. Além disso, não deve exceder à largura do veículo, nem impedir a visibilidade do condutor através do seu vidro traseiro, nem obstruir as luzes do veículo. Deve se observar também que a placa do seu carro não pode ser coberta, e se isso vier a acontecer, deve ser colocada uma terceira placa no transbike.

Mas e agora, qual será o modelo de transbike que melhor me servirá sem que eu esteja infringindo uma lei?

Aqueles transbikes que levam as bikes fixadas no teto te livram de problemas como cobrir as lanternas do carro ou ultrapassar a largura máxima do mesmo. Permite que você carregue de uma a quatro bikes, desde que bem posicionadas. Porém, como é uma altura adicional, acontecem muito freqüentemente acidentes de motoristas que entram em garagens ou túneis com baixa altura e acabam danificando as bikes e o carro, pois se esquecem que as bikes estão ali. Já existe uma solução para amenizar esse problema. Trata-se de um mini espelho retrovisor que você fixa através de uma ventosa no capô do seu carro que te da uma visão da situação da sua bike.

TetoRetrovisor

Por outro lado, há o modelo fixado na tampa do porta malas do seu carro. Esse modelo é muito usado, porém tem o detalhe da bicicleta na maioria das vezes ultrapassar a largura do veículo, problema que muitas vezes pode ser resolvido com a retirada da roda dianteira. Outro problema é as luzes traseiras e a placa sendo tampadas pelas bikes que podem fazer com que você seja multado a não ser que utilize uma terceira placa e luzes extras sinalizadoras.

Porta-malas

Há também aquele modelo fixado no engate de carretinha do seu carro que já vem com as luzes acopladas e um lugar especialmente para a placa. Nesse caso você se livra também do problema da obstrução de visibilidade da visão do motorista pelo vidro traseiro.

Engate de carretinha

Para as Pick-Ups existem os transbikes para caçamba, que você acopla na própria caçamba. Esse modelo garante que o transporte seja feito de maneira segura, sem danificar a bike ou a caçamba e sem infringir nenhuma das obrigações previstas em lei.

PickUP

No final das contas para quem precisa carregar muitas bikes, o melhor mesmo é utilizar uma carretinha, podendo transportar de 10 a 15 bikes de uma só vez. O único ponto negativo é que a carretinha precisará de documentação apropriada, placas, luzes e freios, necessitando também o pagamento de IPVA e acrescentar um eixo nos pedágios.

Carretinha

Resumindo, há uma imensa quantidade de produtos que podem te ajudar a transportar sua bike da maneira mais segura. Lembre-se, NUNCA transporte sua bike no interior do veículo, pois em caso de freadas bruscas ou acidentes, você pode se machucar ou machucar alguém seriamente.

2 Comentário(s)
Voltar

Comentários

Alexandre
Boa tarde. Gostaria de saber onde posso comprar o espelho convexo referido nesta matéria?
Abraços

Fernando Gonçalves
É sempre bom ter informações sobre essa parte tão importante do nosso dia a dia.
Existe algum link aonde eu tenha acesso a leitura dessa resolução na integra?

Obrigado!

Deixe seu Comentário

Você + Free Force

Newsletter
Cadastre-se e receba novidades





FREE FORCE - Genuinamente Brasileira